domingo, 17 de julho de 2011

Livro do Frei Betto - Indicação

Olá, pessoal.

Para quem não o conhece, Frei Betto faz parte de uma corrente da Igreja Católica ligada à Teologia da Libertação. Trata-se de uma linha de clérigos que acredita numa união entre marxismo e catolicismo, e que propõe uma série de reformas importantes a esta instituição. Recentemente o papa Bento XVI se colocou contra essa corrente por julgar imprópria a união entre marxismo e catolicismo. Não cabe a mim julgar ambas as correntes, mas indico a bibliografia abaixo, pois ela propõe uma reflexão bastante interessante sobre Ciência e Fé independente de qual seja a corrente religiosa ou ideológica de quem lê.

É um livro escrito por Frei Betto e Marcelo Gleiser e segue abaixo um trecho da entrevista com Frei Betto e, no final da postagem, um link para quem quiser adquirir o livro (custa só R$ 35,00 pela livraria cultura e não encontrei para baixar pela internet).

Boa leitura para vocês!
Abraço
Gef


Quais as grandes diferenças e semelhanças entre a ciência e a fé?
As pessoas que têm fé dependem de avanços científicos e tecnológicos. E muitas, que conciliam os dois campos em suas consciências, sabem que não são saberes incompatíveis, pois não buscam dados científicos nos textos religiosos nem revelações teológicas nas constatações da ciência. A fé é uma luz que permite aos nossos olhos entender a dimensão transcendente de tudo isso que a ciência apura. Esta avança a partir de dados empíricos, experimentais, comprovados, enquanto a fé é um dom da inteligência, uma adesão a verdades reveladas. A fé não nos diz como o Universo surgiu, diz apenas que por trás do Big Bang há um Deus criador. A ciência conhece o fenômeno da morte mas não se atreve a afirmar o que há após o fim da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário