quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Oficina PÃO - Tarefa de Sociologia

Olá, alunos.

Leiam o texto abaixo com muita atenção e depois desenvolva um texto próprio explicando o que é mais-valia e qual a diferença entre mais-valia relativa e mais-valia absoluta. Vistarei os cadernos na próxima aula, mas abriremos para comentários durante a aula também,

Segue o texto:



Podemos afirmar que na sociedade capitalista o trabalhador é detentor de sua força de trabalho, que é vendida ao capitalista, dono dos meios de produção, em troca de uma remuneração que é suficiente para garantir a sobrevivência do mesmo e sua consequente reprodução, garantindo desta forma a multiplicação do contingente de trabalhadores. É importante ressaltar que no sistema capitalista existe uma exploração funcional do trabalhador, que garante a composição do lucro do capitalista, qual seja, a mais-valia. A mais-valia deve ser entendida como tudo aquilo que é subtraído do trabalhador pelo capitalista durante o cotidiano na exploração de sua força de trabalho e na remuneração desse trabalhador, ou também :

"São as horas trabalhadas e não pagas que, acumuladas e reaplicadas no processo produtivo, vão fazer com que o capitalista enriqueça rapidamente. E assim, todos os dias, isso acontece nos mais variados pontos do mundo: uma parcela significativa do valor-trabalho produzido pelos trabalhadores é apropriada pelos capitalistas. Esse processo denomina-se acumulação de capital. Em outros termos, portanto, capital nada mais é do que o trabalho não pago, isto é, aquela parte que o trabalhador produz e que não lhe é paga (mais-valia) vai para os bolsos do patrão" 
(Iniciação à Sociologia, Dácio Tomazi, p 50)

Abraços
Prof. Geferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário