terça-feira, 6 de outubro de 2009

Desafio da Semana (06/10/09)

Olá, Pessoal. Vamos ver qual será a melhor interpretação deste texto.

Procedimento: Deixe sua interpretação no Comentário. Vou analisar as interpretações e postar o nome do Vencedor da Semana.

Celebração da voz humana/1

Os índios shuar, chamados de jíbaros, cortam a cabeça do vencido.
Cortam e reduzem, até que caiba, encolhida, na mão do vencedor, para que o vencido não ressuscite. Mas o vencido não está totalmente vencido até que fechem a sua boca. Por isso os índios costuram seus lábios com uma libra que não apodrece jamais.

GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraços.


Abraços
Prof. Geferson

3 comentários:

  1. Eles colocam a cabeça do vencido na mão do vencedor pra demonstrar poder, e costuram os labios o vencido jamais poder se expressar...

    ResponderExcluir
  2. Aí Galeano retrata a cultura de um povo que aos nossos olhos parece estranhos. Para que o conhecimento seja passado de uma forma mais verdadeira, tentarei comentar sem um olhar critico ou etnocentrico. De uma forma neutra para que o conhecimento seja verdadeiro:
    É uma tribo guerreira. Quando alguém é morto em batalha( ou luta, disputas etc) o assassino deve passar por uma cerimônia: elaborada para proteger a si e sua família de serem assombrados pelo espírito do seu inimigo: Após a matança, o guerreiro é temporariamente expulso da tribo e um esqueleto é pintado no seu corpo. Esse período de tempo em que é mantido ausente da tribo deve durar o suficiente para que seja considerado purificado. E é nesse período que a cabeça de sua vítima passa por seu próprio ritual, para enfim transformar-se em uma “cabeça encolhida."
    (Luís Henrique Biaggi)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns cara pela sua iniciativa...
    Ficou muito legal...
    Valeu.

    ResponderExcluir