sábado, 26 de setembro de 2009

O Poder do Cinema

1910
Havana
O CINEMA

Escadinha no ombro anda o faroleiro. Com sua longa pértiga acende as mechas, para que as pessoas possam caminhar sem tropeçar pelas ruas de Havana.

De bicicleta anda o mensageiros. Leva rolos de filme debaixo do braço, de um cinema para outro, para que as pessoas possam caminhar sem tropeços por outros mundos e outros tempos, e flutuar no alto céu, junto a uma moça sentada numa estrela.

Esta cidade tem duas salas consagradas à maior maravilha da vida moderna. As duas exibem os mesmos filmes. Quando o mensageiro demora com os rolos, o pianista distrai a platéia com valsas e danzones, ou o lanterninha recita seletos fragmentos de Dom Juan Tenório. Mas o público rói as unhas esperando que na escuridão resplandeça a mulher fatal com suas olheiras de dormitório, ou galopem cavalheiros de cota de malha, com passo de epilepsia, rumo ao castelo envolto em bruma.

O cinema rouba público do circo. A multidão já não faz fila para ver o bigodudo domador de leões, ou a Bela Geraldine enlatada de Lantejoulas, refulgindo de pé sobre o cavalo francês de ancas enormes. Também os marioneteiros abandonam Havana e vão perambular por praias e aldeias, e fogem os ciganos que lêem a sorte, o urso melancólico que dança ao som de um pandeiro, o bode que dá voltas sobre o tamborete e os esquálidos saltimbancos vestidos de xadrez. Todos eles vão embora de Havana porque as pessoas já não lhes atiram moedas por admiração, e sim por compaixão.

Não há quem possa contra o cinema. O cinema é mais milagroso que a água de Lourdes. Com caneca do Ceilão se cura o frio no ventre; com salsinha, o reumatismo; e com o cinema, todo o resto.



GALEANO, Eduardo. Memória do Fogo Vol. 3. O Século do Vento. L&PM Editores, 1998. Porto Alegre – RS

Um comentário:

  1. Do eterno Galeano.
    Esta passagem nos fazem refletir quais foram as consequencias positivas e negativas que a invenção dos irmãos Lumiere trouxeram para os tempos modernos.
    Positivas um momento novo de lazer, fonte de interatividade e conhecimento passado de uma forma divertida. Novas gerações de trabalho.
    Negativo o novo atrativo comanda de certa forma a mente humana. Tirou uma boa porcentagem do emprego dos circenses.
    Considerações finais: Com seu surgimento precario foi evoluindo gerando os efeitos especiais, visuais, sonoros, passamos do preto e branco para o colorido, das legendas para as falas, se tornou famoso por todo o mundo e possibilitou para o surgimento do maior veiculo de propaganda em massa a televisão que hoje esta se mostrando pequena comparada a internet.

    Do seu eterno aluno Luís Henrique Biaggi

    ResponderExcluir