quinta-feira, 22 de julho de 2010

CRÔNICA SOBRE O ANIVERSÁRIO DE ITAMBARACÁ

Olá, pessoal.
Abaixo segue uma crônica sobre o aniversário de Itambaracá escrita por uma amigo ao qual tenho muita consideração. Ela é na verdade mais do que uma crônica... é uma declaração de amor!

Apreciem.
Prof. Geferson


ANIVERSÁRIO DE ITAMBARACÁ



30 DE NOVEMBRO DE 2009 – 54 anos de emancipação política do município de Itambaracá

ITA= PEDRA, BARACÁ= AMOR

Nossa aniversariante nasceu sob o signo do amor.

CRIANÇA – sentiu em suas ruas, os pés de outras crianças correndo em segurança tempos de fé e esperança.

JOVEM – olhava-se no espelho e via a transformação em seu todo, o progresso lentamente chegando, com ele, o conforto material e também certo comodismo espiritual. Dezenas de jovens cruzando suas ruas ou fronteiras, em busca do conhecimento cultural, também em busca do moderno, do mais fácil, ou superficial muitas vezes, tempo de transformações e de muitas interrogações.

MADURA – hoje, o que nos diria essa senhora, se pudesse falar? Ou melhor, se aprendêssemos a nos calar para poder ouvi-la, o que ouviríamos nós? Certamente ouviríamos seu riso pelos avanços de qualidade positiva (e avançamos positivamente sim) porém, ouviríamos o lamento triste de quem assistiu ao longo destes anos, tantas disputas desleais, tantas rixas inúteis, grandes amizades serem substituídas por grandes rancores ou pela fria cortesia da convivência obrigatória. Lamento, pelos passos incertos de muitos jovens que estão se perdendo pelas ruas, pegando carona ao lado negativo do efeito global que atinge todos os cantos do planeta, lamento, pela saudade de sentir os transeuntes nas ruas, aproveitando as noites, respirando o ar puro que temos o privilégio de ter, jogando conversa fora ou se reunindo para juntar idéias em benefício comum, tudo isto que o excesso de TV não permite mais. Lamento, por ter que assistir impassível tanta coisa boa se perdendo na poeira do tempo. E nós, o que diríamos nós? Talvez por não ter nascido aqui, sempre fico com a impressão de que ela não é valorizada como deveria, cuidada com merecia, mas Itambaracá é antes de tudo a terra de nossos avós, nossos pais, nossos amigos e tem uma pujante agricultura, é daquelas cidades em que ainda se faz o sinal da cruz ao se passar em frente a Igreja Matriz, onde programa obrigatório é marcar o ponto no bar do Dé, tomar sorvete no calçadão, saborear as guloseimas na feira da lua; nos arredores, futebol e pescaria e no último mês do ano festa do padroeiro, exposição de carros antigos e show da virada com queima de fogos. Cidade em que a população ainda se dói por ela, onde todo mundo conhece todo mundo, é pequena, mas é uma cidade que tem sonhos, que acredita nesses sonhos de uma cidade mais justa, que busca soluções para seus problemas sem perder o jeito caipira e o orgulho da terra.

Itambaracá é palavra feminina (lembra a mulher terna e forte) significa amor (é soberano) e nasceu na primavera (celebração da vida na natureza). Preciso dizer mais sobre essa senhora? Feliz Aniversário.

Mário Fuzeto (ex-prefeito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário